Bem-vind@s ao meta

por Luciano Vacari

por Luciano Vacari

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O grande distanciamento existente entre o agronegócio e o cliente final de seus produtos está na comunicação. Sem falar é claro de como o setor produtivo se posiciona, quais e como as informações chegam até os grandes centros consumidores. Uma coisa é o governo brasileiro ou uma entidade que representa os fornecedores chegar e falar que o sistema é sustentável, que a produção é feita em acordo com a legislação. Outra coisa é esse consumidor vivenciar isso.

E é exatamente disso que estamos cada vez mais próximos. O ambiente virtual e a realidade aumentada quebrarão de vez as barreiras físicas e geográficas que separam o agro do consumidor. Não se trata de um QR Code que vai abrir e mostrar documentos que comprovam a origem legal e sustentável daquela carne. Por meio de imersões virtuais, o cliente poderá visitar o ambiente no qual aquela carne foi desenvolvida, da origem na fazenda até a gôndola do supermercado.

As primeiras experiências neste universo totalmente virtual, mas com relação com o físico, já estão em desenvolvimento. Reuniões, negócios, treinamentos, jogos, uma gama de eventos começam a ser testados neste universo paralelo. E o agronegócio está de olho nisso.

Esta semana o DC Set Group, um dos mais relevantes players do setor de entretenimento do Brasil anunciou sua entrada no agronegócio. O “Brasil Agribusiness” se propõe a ser um hub de comunicação, conteúdo, negócios e entretenimento que visa abordar uma nova visão de experiências para o segmento.

E todas estas possibilidades poderão acontecer, também, no ambiente virtual. O objetivo é ampliar o alcance de tudo que será realizado e aproximar o agro de públicos diferenciados, ainda não familiarizados e muitas vezes descontextualizados sobre o que é e de como o agronegócio brasileiro atua. A proposta é lançar o primeiro metaverso do agro, atingindo as principais cadeias produtivas do setor e levando para um ambiente sem fronteiras.

Recentemente, uma rede de hortifrútis do Rio de Janeiro lançou uma loja virtual imersiva, proporcionando aos clientes uma nova experiência de compras. Em Minas Gerais, o Senar realizou uma reunião em ambiente virtual para comemorar o aniversário da entidade e marcar presença neste universo.

Aliás, a educação passa por uma revolução e ainda tem muito mais por vir. A digitalização, a internet e a realidade aumentada permitirão a qualificação integralmente em ambiente virtual, chegando a todos os lugares, dos escritórios aos currais.

Não há mais espaço para limitações. O universo transcende. Bem-vindos ao metaverso do agro.

*Luciano Vacari é gestor de agronegócios e diretor da Neo Agro Consultoria & Comunicação

Veja mais artigos de opinião​

Vontade política

A pouco menos de 1 ano, o governo do Estado do Pará surpreendeu a todos os envolvidos na cadeia de valor da carne bovina do Brasil ao lançar o Programa de Integridade e Desenvolvimento da

Ninguém faz nada sozinho

A sociedade civil é dividida em 3 camadas, o 1º, o 2º e o 3º setor, sendo, por ordem, a administração pública, as empresas privadas e as instituições sem fins lucrativos. No primeiro deles, temos

Pontas soltas.

Todos os dias desatamos nós que nos impedem de seguir o caminho planejado, atrasando o processo e tornando o produto ou o serviço mais caro. Pior ainda é quando ao invés de nós, nos deparamos