Novos negócios e oportunidades para a carne brasileira foram o destaque da participação da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) na Gulfood 2021. A feira, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro no Dubai World Trade Centre, reuniu as principais empresas do setor de alimentos do mundo. A ação brasileira aconteceu em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de seis associados: Cooperfrigu, JBS, Marfrig, Mercúrio, Plena e Supremo.
Durante cinco dias, os visitantes puderam conhecer a qualidade da carne bovina brasileira no estande do Brazilian Beef. Este foi o primeiro evento presencial após o início da pandemia do novo coronavírus e gerou uma grande expectativa da retomada das promoções comerciais do setor. Ao todo, foram movimentados US$ 1.350.000,00 em novos negócios durante a feira, além da perspectiva de US$ 6.500.000,00 em negócios a serem fechados nos próximos meses. Para o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, a participação brasileira na Gulfood é importante não só pelo volume de negócios, “mas também pela oportunidade de estreitar relações com um mercado importante como o árabe e apresentar todos os atributos da carne brasileira, produzida com qualidade e em respeito às mais rígidas normas de segurança”.
Em 2020 as exportações brasileiras para os países árabes somaram 362,5 mil toneladas. Em faturamento, as vendas foram de US$ 1,3 bilhão. Esse mercado respondeu por 18% do volume exportado pelo Brasil em 2020 e 15% da receita total.
Devido às regras e protocolos de saúde e segurança para a prevenção da Covid-19, o estande do Brazilian Beef não serviu o tradicional churrasco e nem distribuiu materiais impressos. Todas as informações foram disponibilizadas por meio de QR Codes em várias áreas do estande