Biodiesel no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A agroindústria é uma alternativa que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), em 2021 o Brasil bateu recorde de produção do biodiesel, atingindo uma produção de 6,7 bilhões de litros, ou 6,7 milhões de metros cúbicos. A produção nacional vem em tendência de alta desde 2017, sendo um setor cada vez mais participativo na agroindústria.

No Brasil, 70% do biodiesel têm a soja como matéria-prima. Mesmo assim, apenas 17,2% da soja produzida no país é destinada à indústria do biodiesel, o que aponta para um potencial de crescimento nos próximos anos. Segundo a própria Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), o Brasil já conta com uma capacidade para a produção de mais de 11 bilhões de litros.

Abaixo na Imagem 1, podemos observar a evolução da produção Nacional de Biodiesel, a qual mostra o crescimento constante e, como ainda é uma indústria recente no Brasil, com muito espaço para crescer e agregar valor no agro.

Figura 1 – Fonte: Abiove – Elaboração: NeoAgro Consultoria

Esse crescimento colocou o Brasil, em 2020, entre os principais produtores de biodiesel do mundo, além de sermos também um dos maiores consumidores. Nas figuras 2 e 3, observaremos a fatia de mercado que o Brasil representa nesse segmento no mundo.

Figura 2 – Fonte: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Elaboração: NeoAgro Consultoria

Figura 3 – Fonte : Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Elaboração: NeoAgro Consultoria

Atualmente no Brasil, todo diesel comercializado em postos de combustíveis, contém em sua mistura 10% de biodiesel. Essa obrigatoriedade passou a vigorar a partir da Lei n° 11.097/2005, que introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira. Em janeiro de 2008, entrou em vigor a mistura legalmente obrigatória de 2% (B2), em todo o território nacional. Com o amadurecimento do mercado brasileiro, esse percentual foi sucessivamente ampliado pelo CNPE até o atual, com possibilidades de aumento para 15% em 2023 e metas para elevar até 20% nos próximos anos.

O uso do biodiesel no Brasil não se limita apenas a essa mistura em postos de combustíveis, também tem ampla utilização dentro da indústria, sendo utilizado em equipamentos e maquinários.

Entre os seus benefícios pode-se citar principalmente questões ambientais, visto que é de uma fonte renovável, além também de ter menor emissão de gases poluentes. Segundo estudos da União Europeia, a utilização de 1kg de biodiesel auxilia na redução de 3kg de CO2 emitidos por outras fontes de origem fóssil. Assim, além de promover vantagens econômicas e sociais ao agregar valor ao produto agrícola, também promove benefícios ambientais.

No Brasil, a produção se concentra a sua maior parte no Sul e Centro-Oeste, algo já esperado devido a maior parte da produção da sua matéria prima (soja), estarem próximas nas mesmas regiões.

Figura 4 – Fonte: Abiove – Elaboração: NeoAgro Consultoria

No Centro-Oeste, a maior parte dessa produção se concentra em Mato Grosso, responsável por 18% da produção nacional, sendo o 2º maior produtor, empatado com Paraná e atrás do Rio Grande do Sul, que produz 27,5% da produção nacional.

Na figura 5 pode-se observar a evolução da produção nos estados do Centro-Oeste.

Figura 5 – Fonte: Abiove – Elaboração: NeoAgro Consultoria

Veja mais análises​

Exportações café

A força do agronegócio brasileiro é reconhecida pela liderança do país na produção e exportação de itens como soja, algodão, carnes. Neste rol de produtos