Foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), no dia 11 de agosto, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, com os dados sobre as expectativas para a safra de 2022 e confirmando dados da safra de 2021. Para 2022, o Instituto prevê um crescimento de mais de 4% na produção total no Brasil, sendo o Centro-Oeste a região com maior crescimento na produção nacional de grãos, além de continuar representando a maior participação na produção nacional.
Pode-se observar vendo a Figura 1, acima, que o Centro-Oeste corresponderá com 49% da produção nacional agrícola na safra de 2022, com uma previsão de produção de mais de 130 milhões de toneladas.
O Brasil tende a produzir mais de 263 milhões de toneladas em 2022, podendo ser o maior número já registrado em toda série histórica da produção agrícola nacional.
Entre os produtos, os destaques continuam para o milho e a soja, tanto no Centro-Oeste quanto no Brasil. Juntos, os dois produtos somam quase 90% de toda produção agrícola nacional como pode-se observar na Figura 2 abaixo.
A soja continuará sendo a maior produção, mas o destaque fica com o milho 2ª safra, que tende a crescer mais de 38% na sua produção. Essa variação é consequência das melhores condições climáticas observadas em 2022, em comparação com 2021,quando a safra sofreu perdas significativas.
Mato Grosso continua liderando, com folga, a produção de grãos. Estimativa é de que o estado terá uma participação de mais de 30% na produção nacional, conforme a Figura 3 abaixo. A liderança da produção é seguida pelo Paraná e Goiás, respectivamente com 13,4% e 10,5% na participação da produção nacional.